Estrelas Cadentes


Levantamento de dúvidas e questões pendentes (23/06/2009)
June 25, 2009, 12:26 am
Filed under: Uncategorized | Tags: , , , , , , ,

DÚVIDAS E QUESTÕES PENDENTES EM

23/06/2009:

1. Como realizar a manutenção?

2. Dimensionar todos os obejtos do trabalho e calcular precisamente o espaço necessário. A partir desta definição, passar informações para a Beth e considerar a ampliação do número de bexigas.

3. Desenho técnico detalhado da interface (fazer pesquisa de campo para entender qual é o melhor suporte para prender os balões) – Definir como será montada a matriz de balões.

4. Definir a melhor forma de prender os balões, considerando os seguintes aspectos: não se moverem, facilitar a manutenção e não perder o efeito do estouro no ar.

5. Pensar a iluminação do espaço. Penso no espaço escuro, com alguma luz que aponta para o chão e outra que aponta para a faixa de estouro dos balões.

6. Detalhar precisamente todos os equipamentos e componentes necessários.

7. Orçar todos os equipamentos que preciso em detalhes (3 orçamentos de cada)

8. Pesquisar fábrica de balões(verificar estampa dos balões, rigidez e orçamentos). Caso não tenha como estampar na superfície inferior do balão, produzir máscara e conseguir compressor para pintar os balões após enchimento e para encher os balões.

9. Pesquisar algum material ou dispositivo que isso possa ser feito, que talvez não precisasse ser bexiga, que pudesse ser alguma outra coisa. Algo que liberasse esta tinta no ar quando recebesse o sinal de energia.

10. Desenvolver técnica de encher os balões com tinta.

11. Testar durabilidade dos balões de tinta.

12. Qual a melhor estrutura aramada para colocar no teto? Aspectos importantes a considerar: não muito flexível, para não ceder com o peso das bexigas e entender se pode ser totalmente rígida.

13. Pensar na possibilidade das pessoas ligarem e deixarem msgs de voz, que poderiam ser gravadas e liberadas no espaço. O problema aqui é que eu deveria estourar a bexiga somente no momento em que a pessoa desligasse o celular. Gosto MUITO desta possibilidade, de vozes que ecoam no espaço, se cruzam e ficam em loop.

14. Pesquisar possibilidade de captura e exibição das mensagens enviadas pelos interatores num letreiro de leds ou dispositivo similar. Uma das possibilidades imaginadas para a execução desta tarefa é a criação de um aplicativo no mobile processing que capte estas mensagens e envie para um computador via Bluetooth ou email. Cogita-se também o envio de msg MMS diretamente para um email / computador, que exibiria a mensagem no letreiro. Pensar no trabalho do Fernando Velazquez no Arte Mov 2008.
De toda forma, prefiro as vozes faladas do que escritas, de forma que não dê para ouvir tão claramente.

16. Pensar em regra para estouro dos balões. Por exemplo: criar uma espécie de mapa/matriz dos balões no teto, de maneira que a escolha do balão que será estourado seja feita de acordo com a posição do participante, alguma regra com o número do telefone da pessoa, uma espécie de tradução como se fosse uma latitude, ou até mesmo, deixar isso ranômico. Para qualquer uma destas rotinas será necessário um aplicativo rodando no celular.

17. Verificar com Cleiton Alves a produção da placa eletrônica. Decidir se é melhor trabalharmos com um arduino que recebe o sinal do celular e passa para a placa eletrônica ou trabalhar somente com a placa eletrônica ligada diretamente no celular. Falar também com o Radamés sobre isso.

18. Pensar na possibilidade de proteger o sistema eletrônico e exibir o projeto também em espaço aberto.

19. Pensar/Pesquisar possibilidade de prender os balões e soltá-los no ar com gás e amarrados numa rede. Cuidar para não parecer uma cópia do trabalho do artista gringo. Outro problema que isso pode me dar é em relação às placas e fios. O trabalho neste formato se configuraria mais como uma performance.

20. Para os testes com o estouro dos balões, será utilizado somente ar, reduzindo o trabalho. Para os testes de resistência das bexigas, utilizarei água.

22. Pesquisar qual a melhor tinta, considerando os seguintes aspectos: cor, fácil remoção, forma de uso (mistura com água?), preço…

23. Verificar como produzir e projetar o som no espaço, caso este som seja realmente capturado.

24. Possibilidade das pessoas gravarem suas mensagens numa URA. Aqueles sistemas comerciais de gravação de mensagens e disparo de uma ação a partir disso.

25. Elementos de fixação dos balões e do aramado.


26. “TÉCNICOS” e ARTISTAS QUE PRECISO CONVERSAR:

> Radamés, Andrei, Vitor e Palmieri
. capturar as msgs de celular e exibir no painel
. regra para estouro das bexigas
. uso do arduino para controlar a placa
. programação do arduino (input // quando chega msg…)
. possibilidade das pessoas ligarem e deixarem msgs de voz, que poderiam ser gravadas e liberadas no espaço. O problema aqui é que eu não poderia utilizar diretamente a energia do celular.

> CLEITON ALVES
. definição da estrutura física
. auxílio no orçamento e compra de materiais
. definição da estrutura eletrônica (compra de motores, fios, etc)
. ver possibilidade de fio de cadmio (perguntar também ao Luis)
. produção da placa eletrônica (Se preciso, falar com Serginho Bonilha)
. integração entre sistema digital e este eletrônico. De qualquer forma, a parte estrutural já é possível de ser comprada e montada após primeiras orientações.
. Agenda do Cleiton para instalação no espaço expositivo

WILSON SUKORSKI
. Como capturar o áudio do celular / gravar a voz da pessoa e em seguida projetá-las em loop no espaço. Qual a melhor forma de projetar este áudio, cruzando de um lugar para o outro, no espaço, pensando que a pessoa não estará no meio do som.

27. Dúvidas e respostas para Beth:
. Onde posso sujar?
. Passar dimensões do espaço que necessito.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: