Estrelas Cadentes


Orientação Lucas Bambozzi
July 1, 2009, 10:22 pm
Filed under: Uncategorized

Dia 30/06/2008 em minha primeira orientação com o artista Lucas Bambozzi, discutimos os seguintes assuntos, problemáticas e possibilidades para o trabalho.

Referências principais:

MUTEK

http://www.mutek.org/blog/81-mutek_10-previews-christopher-bauder-and-robert-henkes–atom Balões programados para se movimentar (Robert Henke and Christopher Bauder’s ATOM)

http://watch.blinkx.com/video?q=sand%20painting (forma de amplificação de ações / vídeo)


Possibilidades de acontecimento

. Sobre a possibilidade do trabalho acontecer dentro ou fora do espaço expositivo, o Lucas acredita que o ganho maior para o trabalho seja no espaço interno do museu, seja pelo som do estouro do balão ou os resquícios após estouro. Complementou também que para acontecer fora, necessitaria de um exército de pessoas envolvidas, que se sentissem muito parte do trabalho, oque dificultaria ainda mais a sua execução.

. Ao falamos sobre a manutenção, entendemos que não é uma tarefa muito bacana a alimentação do projeto ao longo da exposição. É mais interessantes que tenha a documentação dele em vídeo ao lado do trabalho.

.Além da manutenção citada acima, pensamos também na possibilidade de que o trabalho fosse exibido como uma série de 3 trabalhos com balões. Um deles que teria a queda de tinta, um outro que teria um único balão no centro e fosse criando uma tensão de ar dentro dele, até explodir e este som seria amplificado dentro do espaço; e um terceiro que ainda não ficou muito bem definido.

. Um ponto chave e importante que foi a criação de tensão para o trabalho. Quando falamos na possibilidade de um único balão no centro da sala que fosse enchendo até explodir e amplificar o som, pensamos no sentido de transferir ao interator esta responsabilidade da interação. Da criação de um momento mais alto na “performance”. (esta transferência da responsabilidade também foi colocada pela Rejane quando falava do peixe no liquidificador). Talvez o problema que esta possibilidade apresente, seja uma construção poética mais bem amarrada, precisaria evoluir neste sentido. Neste sentido também foi pensada na possibilidade da bexiga não estourar logo na primeira ligação. Inserir no trabalho alguma programação que gere algum tipo de acúmulo, acúmulo que vá gerando tensão.

. Falamos também sobre uma não referência à pintura de Pollock. Não é aí que está o trabalho. Falamos da utilização de tinta branca.

A orientação colocou novas questões para o trabalho, criou novas situações de exibição e fechou algumas que estavam em aberto;  neste sentido foi muito produtiva.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: