Estrelas Cadentes


Relatos, idéias, possíveis mudanças e novas referências
July 6, 2009, 7:31 pm
Filed under: Uncategorized

Após conversar com os 3 orientadores, muitas dúvidas surgiram e novas questões se abriram, em menor grau com relação aos problemas técnicos e muito mais no sentido de efetivações conceituais e potência poética.

Um ponto em comum levantado pelos três foi a tensão gerada pelo trabalho. Neste sentido, pensamos em criar programações em que uma ligação não fosse exatamente uma relação de causa e efeito, ou seja, “ligou-estourou”, mas que ocorresse uma espécie de acúmulo, que fosse tensionando e que esta tensão fosse visível aos visitantes, até chegar num momento máximo de estourar.

As conversas renderam muitas idéias novas, sendo que uma delas, que gosto mais,  consiste na suspensão de um grande objeto/escultura, presa por cordas finas que se rompem ao receberem uma ligação de celular, e, após receber aproximadamente 800 ligações, toda a estrutura arrebentaria no chão e mancharia todo o chão com uma cor/pigmento/não tinta.

O objeto suspenso poderia fazer referências à alguma estrutura de poder, que estaria sendo destruída, que não é um poder político no sentido de um ditador ou algo assim, mas estruturas rígidas de poder político simbólico (sexualidade, família patriarcal…) parece estar sendo diluído. Seja pela abertura gerada pelas novas formas de transmitir, onde o pai não tem mais controle daquilo que é visto pelo filho, por quem ele é visto e nem detentor das informações que ele deverá receber. O [homem] passa a ter sua posição cada vez mais relativizada numa sociedade de ascenção feminina (vide: Diretorias das principais instituições e eventos nacionais, principalmente de arte e tecnologia: Priscila Arantes, Daniela Bousso, Milú Vilela, Paula Perissinoto, Solange Farkas, entre outras).

.pensei na suspensão de diversos blocos de concreto

. suspensão de uma massa que indique alguma coisa, mas que tenha uma estética mais amorfa;

Speechless Grey Horse, 2004, polyvinyl, resin, skin of a horse, cord

Estrutura de linhas para a suspensão de alguma estrutura.

is0008

Novas Referências


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: