Estrelas Cadentes


Novas possibilidades de criação / projeto
July 21, 2009, 10:47 pm
Filed under: Uncategorized

Apesar da formatação da primeira proposta estar bem avançada, exceto pela criação de um tensionamento maior para o trabalho, que questiono até que ponto ele é necessário para este tipo de poética, seguem abaixo as novas idéias e projetos que estão se formando.

De acordo com Gilbertto, um dos pontos chave, seria a criação de uma forma estável atuando numa espécie de instabilidade. Na fragilidade da forma. Projeto enquanto possibilidade.

Sob este ponto, do projeto como possibilidade, Rejane complementa e acha que os avanços criados abaixo, nos levam neste sentido. De uma poética de algo que não está dado como “isso = isso”, mas atua na possibilidade do vir a ser “isso ou aquilo”.

Novas referências

rebecca_horn_anarchy concert

Rebecca Horn – Concert For Anarchy, 1990

John_Cage

John Cage: para pensar a possibilidade do visitante tocar o piano com o celular

"equilíbrio instável"

"equilíbrio instável"

is0008

Nesta versão do projeto as pessoas seriam convidadas a tocar um piano com os seus aparelhos de celular e na medida que este piano fosse sendo tocado, ele seria suspenso em movimentos que hora virariam ele para um lado, hora para o outro, etc., emitindo assim sons diferentes e tensionando cada vez mais o trabalho.

O trabalho atua conceitualmente numa linha entre a mobilidade dos celulares e a fixidez do piano, entre a rigidez do piano para o deslocamento e o visitante com uma ligação, aciona o deslocamento do piano. Além, é claro, das questões estéticas e poéticas de ver um piano suspenso no ar. É também um piano que por estar suspenso, seria intocável, mas que passa a ser habilitado a partir das tecnologias de transmissão via celular. Quando ele chega no topo, talvez volte a descer, dependendo da complexidade de desenvolvimento desta descida.

O trabalho envolveria um engenheiro que assegurasse a fixidez sob as cordas. O piano seria comprado e não seria o de calda, devido ao valor. Um piano custa em média “armário” custa em média hoje 2500 reais.

A cada mensagem de celular enviada ao trabalho, um novo som é gerado e uma nova posição do piano é assumida.

Uma dúvida que me ocorreu foi a força que teria o piano suspendo, num espaço em que o pé direito tem apenas 3m.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: